Tudo sobre geolocalização

Você já deve ter usado essa ferramenta mesmo que não saiba o que é, e nesse artigo você vai entender tudo sobre geolocalização.

Conhecer como funcionam os sistemas de geolocalização, assim como sua importância e alguns exemplos na prática é essencial para que você identifique a verdadeira influência que essa ferramenta tem para alguns setores econômicos.

Se você não sabe e nem tem ideia do que isso seja, fique tranquilo (a), vamos explicar detalhadamente como a geolocalização funciona, assim como o seu desenvolvimento e a importância para determinadas empresas.

Confira!

Resumo deste conteúdo, clique abaixo

O que é geolocalização?

A princípio essa tecnologia surgiu com o objetivo de auxiliar tropas militares na guerra a se posicionarem em algum território específico.

Atualmente ela tem outras funções além de identificar o posicionamento de uma tropa de guerra, uma vez que ele fornece a localização de algum objeto que esteja em trânsito, por exemplo.

Várias ferramentas tecnológicas estão oferecendo a geolocalização como auxílio para várias atividades, como por exemplo celulares, tablets e smartwatch.

A cerca de dez anos essa tecnologia começou a ser utilizada de forma mercadológica, sendo que suas funcionalidades estão se desenvolvendo ao longo do tempo.

Estando inserida cada vez mais no cotidiano das pessoas, ela de forma geral está servindo e auxiliando em diversas atividades.

Sendo assim, esse tipo de tecnologia poderá ser utilizada para adquirir informações sobre lojas, serviços e até mesmo sobre o trânsito.

Alguns aplicativos começaram a utilizar a tecnologia da geolocalização por ser algo prático, não apenas para quem está utilizando a mesma, mas também para algumas organizações que possuem a geolocalização nos sistemas utilizados para a execução do trabalho.

Como a geolocalização funciona?

A geolocalização pode ser utilizada de diversas formas, seja ela para ajudar na orientação de um trajeto, ou para informar a localização de uma pessoa ou de um objeto.

Para ter uma melhor noção sobre as funcionalidades que a tecnologia da geolocalização oferece, é necessário que se entenda como é possível utilizá-la.

Dessa forma, logo abaixo você vai conhecer algumas ferramentas que o utilizam essa tecnologia:

  1. Wifi: essa tecnologia muito utilizada nos dias de hoje utiliza a geolocalização para indicar a localização, mesmo se o GPS não estiver funcionando;
  2. AGPS: esse dispositivo é um tipo de GPS, porém, mais aperfeiçoado, no qual recebe os dados através de uma antena, ele também é conhecido como GPS assistido;
  3. GPS: a sua localização se realiza através de um satélite onde os sinais são captados. Dessa forma, para que tudo aconteça de forma coerente, é necessário que no momento de utilização as condições de tempo estejam favoráveis.
  4. GSM: essa tecnologia utiliza as ondas de rádio para realizar a localização, obtendo também os dados através das operadoras móveis;

Exemplos de geolocalização

Como observamos, essa tecnologia está presente em muitas áreas da sociedade, assim como nos diversos dispositivos que utilizamos.

Sendo assim, para que você possa compreender melhor como ele está inserido no cotidiano de muitas empresas na prática, apresentaremos alguns setores que utilizam a geolocalização para auxiliar as suas atividades.

Logística

Os profissionais que trabalham na área da logística, com certeza estão bem familiarizados em relação a essa ferramenta e de como a mesma é essencial para essa área.

Desta forma, um exemplo seria, um carro que faz entrega pela cidade ou regiões vizinhas com um mapa de papel. Essa ferramenta além de não ser prática, pode fazer com que o trabalho demore muito para ser realizado.

Sendo assim, para que você consiga enxergar com clareza como a tecnologia é utilizada na área de logística, apresentaremos três setores dessa área que utilizam a geolocalização para facilitar o seu trabalho.

Veículos e transporte de pessoas – os veículos utilizados para transporte por aplicativos, possuem um sistema com tecnologia baseada na geolocalização.

Dessa forma, nos serviços oferecidos por transportes através de aplicativos, tanto o cliente como também o prestador de serviços, podem obter informações a respeito da localização do veículo, assim como o tempo que o mesmo levará para chegar no destino solicitado.

Restaurantes – a geolocalização ainda é pouco implantada nesse setor mercadológico nas cidades pequenas, por exemplo, mas é possível encontrar essa tecnologia sendo utilizadas em restaurantes de grandes cidades.

Dessa forma, o cliente consegue fazer o acompanhamento do pedido, obtendo informações sobre a localização do entregador, ou o tempo que irá gastar para chegar no destino.

Setor de monitoramento de cargas – a tecnologia de geolocalização, também é essencial nas empresas que fazem o transporte de cargas, pois com ela é possível fazer o seu monitoramento.

Marketing

Ao fazer a pesquisa sobre restaurantes no google, acredito que você já tenha percebido que a plataforma de pesquisa envia várias opções desse tipo de estabelecimento que existam nessa proximidade.

Isso acontece pelo fato de que o Google aplica o conceito da ferramenta de geolocalização, deixando assim as pesquisas mais práticas.

Esse mesmo conceito pode ser aplicado por exemplo em uma campanha de marketing, onde as empresas utilizam a geolocalização para entender onde se localiza o seu público-alvo.

Dessa forma, utilizando a geolocalização, as empresas conseguem localizar de onde é o seu público, enviando assim publicações de forma direcionada.

Vantagens da geolocalização

Além das vantagens que mencionamos anteriormente, há inúmeras outras que fazem com que essa seja uma excelente tecnologia para otimizar as atividades da empresa.

Dessa maneira, separamos outras vantagens que você ou as organizações terão ao utilizar o sistema de geolocalização, confira:

  • Fazer um monitoramento eficaz e eficiente de cargas que são transportadas e veículos;
  • Conseguir a localização em tempo real de uma pessoa ou objeto;
  • Fazer o fornecimento de informações de forma atualizada, tanto para os seus clientes, como também para parceiro, se necessário;
  • Detectar locais e regiões que possuem falhas em relação à logística de transportes ou gargalos;
  • Fazer um planejamento detalhado de rotas de entrega com informações atuais, com o objetivo de oferecer um serviço eficiente e que não seja demorado;

Essas são algumas informações importantes sobre geolocalização, desde o início dessa tecnologia até a sua evolução, auxiliando na melhoria de processos de empresas nos vários setores mercadológicos atuais.

Vitor Restaurante

o Portal Vitor Restaurante traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Separado exclusivamente para você