Como funciona o chargeback

Trabalhar com negócios na web é sempre um desafio, principalmente por conta da presença de novos termos, importantes para o gerenciamento do mesmo. Um deles é o chargeback, algo que com toda certeza já tirou uma grande dor de cabeça de muitos empresários. Mas, afinal, o que é ele?

Podemos resumir esse termo como algo que acontece quando o comprador entra em contato com a operadora do cartão para solicitar o cancelamento da compra. Mas de que forma isso atrapalha o vendedor? Primeiramente, o dinheiro da compra é completamente estornado!

Assim, ao combinar dois pontos um problema surge. Primeiramente, a quantidade de fraudes na web está crescendo. Somando isso a facilidade de solicitar um chargeback, o problema se torna ainda maior. Pequenos e grandes negócios podem acabar tendo problemas para lidar com isso.

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Sobre o processo de chargeback

Acontece bastante, até mesmo em operadoras de cartão mais conhecidas. Ela funciona como o processo de cancelamento de uma compra, mas causa muitos mais problemas para o empresário do que parece. 

Se você já passou por essa situação deve entender. Você tem um cartão de crédito e percebe que o perdeu. Quem acha esse cartão pode realizar compras nele, assim você deseja cancelar antes que o problema seja maior. Todas as compras canceladas são estornadas, certo?

Mas e o vendedor, como ele fica? Afinal de contas, ele ofereceu o produto para a pessoa que o comprou. Pois é, infelizmente o vendedor acaba perdendo muito. O consumidor consegue, facilmente, lidar com a compra indevida, recebendo o estorno, mas quem vende apenas perde o produto.

Será que é possível evitar isso?

Sim! Você pode diminuir o número de acontecimentos relacionados a chargeback a partir do momento que adota um bom sistema antifraude. Assim não perderá dinheiro porque a compra apenas será feita se tiver segurança na transação.

Além disso, agir com transparência é essencial. O cliente deve estar tranquilo para realizar qualquer compra dentro de sua loja. Naturalmente, um sistema de antifraude pode causar um clima pesado, portanto, a transparência é ainda mais relevante nos processos.

Abaixo iremos mostrar algumas das ações que podem ser tomadas para diminuir esse problema, acompanhe!

Veja o histórico do seu cliente

Mesmo que leve um tempo extra, tenha em mente que o histórico daquele cliente pode dizer muito com relação a possibilidade de evitar um chargeback. Aqueles que são mais fiéis ao seu negócio podem nunca fazer isso, mas os novos clientes devem sempre causar essa dúvida.

Uma das maneiras de verificar se a pessoa está com más intenções, é a partir de uma análise para saber se ela está mal intencionada. 

Tenha um bom canal de comunicação

Os canais de comunicação tornam qualquer negócio muito mais seguro. Geralmente é graças a ele que conseguirá perder menos tempo e o resultado é um trabalho mais centrado. 

A comunicação é útil para lidar com formas de pagamentos e até problemas com a compra, evitando que o valor seja solicitado. 

Cada empresa pode mostrar uma estratégia nessa hora. 

Ferramentas que podem ajudar

Atualmente, os negócios estão investindo em sistemas com inteligência artificial. Uma delas consegue até mesmo analisar o crédito daquela pessoa. Assim sendo, é possível até mesmo saber a quantidade de vezes que aquele cartão foi utilizado em sua loja. Nem sempre é uma grande ajuda, mas pode ser um auxílio enorme.

Com esse sistema também é possível analisar a quantidade de crédito do cliente. Tudo, é claro, com base nos dados que já foram lhe informado. 

Lembrando também que esse é um processo que está completamente de acordo com a lei.

Pagamentos por boletos

Algo que pode ser feito para diminuir muito a quantidade de chargeback é o pagamento a partir dos boletos. Não apenas porque a compra demora para ser realizada, mas porque há mais chances da loja encontrar possíveis problemas. Além disso, se a loja precisa realizar a entrega do produto, há mais tempo para que ela possa voltar.

Se não foi seu cliente que comprou e o chargeback foi solicitado, o boleto é a melhor ferramenta. Lembrando sempre passar o máximo de transparência para todos. 

Também é interessante diminuir os principais problemas relacionados à presença física do cliente na loja. Utilizar boletos pode ser de grande ajuda nesse momento.

Um sistema antifraude

Já muito usado, o sistema antifraude é conhecido por muitos. Ele é capaz de diminuir a ocorrência de chargeback em grandes níveis. Apenas sabendo lidar com seus dados e ações necessárias, o empresário poderá diminuir a ocorrência desses problemas em grande níveis.

Se o foco do negócio é possuir um chargeback baixo, a melhor maneira de realizar o processo é assim. Se nota também que novos sistemas estão presentes no mercado, facilitando ainda mais a adequação da tecnologia a certos negócios.

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