Fibromatose Gengival: O que é e quais os tipos de tratamentos
Quando o assunto é saúde bucal, muitas pessoas pensam em doenças que surgem nos dentes, mas muitas vezes esquecem dos perigos que espreitam nossas gengivas, como por exemplo a fibromatose gengival.
Dessa forma, é justamente por problemas como esse que se torna imprescindível o uso do fio dental, uma vez que, somente a escova não consegue alcançar o espaço que as gengivas ocupam, local onde os restos de alimentos podem se acumular.
Além disso, é necessário lembrar que as gengivas são uma parte bucal tão importante quanto os próprios dentes.
Com isso, sua principal função é proteger e cobrir as raízes dos dentes, fazendo com que seja necessário cuidar muito bem delas para ter uma saúde bucal completa e portanto, uma melhor qualidade de vida.
Levando isso em consideração, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre fibromatose gengival e entenda as principais causas dessa doença, bem como o tratamento, que pode ser realizado por um plano odontológico empresarial, e veja também formas de evitar essa patologia bucal.
O que é a fibromatose gengival?
Apesar de pouco conhecida, com um nome que muitas vezes pode indicar um problema muito mais sério do que ele realmente é.
Porém, a fibromatose gengival nada mais é do que uma condição considerada rara, mas que é desenvolvida pelo aumento gengival lento e progressivo.
Ou seja, esse tipo de patologia periodontal é caracterizado pelo crescimento do tecido gengival que normalmente é algo benigno, que pode também ser causado por fatores hereditários, que chegam até mesmo a causar nódulos notáveis.
Em suma, esse aumento de volume é identificado e tratado através de uma clínica odontológica, que você pode consultar através de um plano dental empresarial, por exemplo.
É válido lembrar que essa enfermidade pode acontecer de forma isolada ou associada a alguma síndrome ou doença sistêmica.
Outro fator que pode desencadear esse problema do aumento da gengiva, além do fator hereditário, são o uso dos remédios.
Isso porque, os medicamentos podem causar os seguintes efeitos colaterais:
- Fenitoína (medicamento para prevenir convulsões);
- Ciclosporina (medicamento usado para reduzir a atividade do sistema imunológico);
- Bloqueadores dos canais de cálcio (medicamentos usados para controlar doenças).
Além disso, existem outras condições que podem desencadear essa patologia na gengiva, como por exemplo:
- Gravidez e flutuações hormonais;
- Leucemia;
- Outros problemas crônicos de saúde.
Em resumo, apesar de ser uma doença assintomática e difícil de detectar, uma vez que é possível notá-la apenas depois que a gengiva já começou a aumentar seu volume, dá para ver que esse aumento pode cobrir os dentes e dificultar o fechamento da boca.
Desse modo, no menor sinal dessa doença ou se tiver casos na família, procure seu plano odontológico para cnpj e marque uma consulta com seu dentista para uma avaliação, uma vez que, ao detectar esse problema no início, o tratamento pode ser mais assertivo.
Qual é o tratamento para essa condição?
A primeira questão a se ter em mente é que, ao menor sinal de anomalias em qualquer tecido da boca, é necessário buscar por um dentista.
Isso porque, apenas este profissional poderá avaliar de fato cada caso identificando as peculiaridades de todos os pacientes para então, indicar o tratamento mais adequado.
Entretanto, é possível indicar os tratamentos mais comuns nesses casos, que podem ser tratados através de um plano odonto pme, por exemplo.
Dessa forma, é possível concluir que o tratamento mais adequado para o crescimento excessivo da gengiva varia de acordo com a gravidade da situação, assim como a causa. Com isso, todos eles podem ser por fatores genéticos.
Portanto, caso o tecido gengival acabe impedindo a mastigação ou uma limpeza adequada, ou se gera alguma outra preocupação, seu dentista ou médico poderá recomendar a remoção dele (gengivectomia), que é um procedimento cirúrgico.
Além disso, é possível que o profissional dentista recomende uma limpeza realizada em consultório através de um plano odontológico para microempreendedor individual, por exemplo, para remover placas bacterianas que podem estar presentes.
Independentemente da causa, é necessário prezar por uma higiene bucal adequada para que seja possível evitar o desenvolvimento de outros problemas bucais.
Isso porque, sua gengiva pode fazer com que a matéria alimentar permaneça presa ou dificulte a limpeza adequada dos seus dentes.
Porém, isso pode levar ao acúmulo da placa bacteriana entre as gengivas e os dentes, causando uma série de problemas periodontais, como a gengivite.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Separado exclusivamente para você