Sentir dor na ATM significa caso cirúrgico?
Sentir dor na ATM (ou articulação temporomandibular) é uma decorrência de disfunção de um ou mais dos elementos articulares que conectam a mandíbula e a cabeça.
Esse problema é mais comum do que se imagina, e pode causar uma série de sintomas que afetam a qualidade de vida de quem convive com ele.
Afinal, abrir e fechar a boca são ações repetitivas usadas para falar, comer e até respirar. Portanto, quando houver algum desconforto, dor ou barulho de estalo, não deixe de consultar um especialista em cirurgia maxilo facial para diagnosticar a doença, que pode ter várias causas.
Para ajudar, preparamos este artigo explicando os sintomas, as principais causas e os tratamentos mais eficazes. Boa leitura!
O que é ATM?
A ATM, abreviação do termo articulação temporomandibular, é uma das articulações mais complexas do corpo humano, conectando o maxilar ao crânio.
Essa articulação está localizada em ambos os lados da cabeça e é responsável pelo movimento para frente, para trás e lateral da mandíbula. Super flexível, seus componentes permitem mastigar, morder, falar e até bocejar através de uma combinação de movimentos.
A articulação temporomandibular é composta por músculos, ligamentos e ossos, e qualquer problema relacionado à função de um ou mais desses elementos é chamado de DTM - Disfunção Temporomandibular.
Quais são as principais causas de dor na articulação temporomandibular?
A disfunção da ATM pode ter uma variedade de causas, desde fatores emocionais (estresse, tensão e ansiedade) até problemas físicos, como pancadas na área ou problemas com a arcada dentária.
A dor na articulação temporomandibular pode ser causada por problemas musculares e uma luxação da própria articulação, seja no disco cartilaginoso ou no osso. Portanto, a causa exata pode ser difícil de determinar. No entanto, destacam-se os seguintes:
- Bruxismo, o hábito de ranger ou apertar os dentes involuntariamente;
- Mastigação incorreta, má oclusão, mordida cruzada, etc.;
- Trauma na área;
- Problemas na arcada dentária, como dentes tortos ou ausentes;
- Maus hábitos, como roer unhas e morder os lábios.
Caso você tenha alguns destes sintomas, busque um profissional para que ele te auxilie e ajude a aliviar as dores.
Quais sintomas podem indicar doença da ATM?
O principal sintoma é a dor na articulação temporomandibular, que pode ser aguda ou crônica.
No entanto, a dor pode vir mais tarde, sendo importante observar outros sinais difusos como dor de cabeça e de ouvido, desengajamento ao abrir e fechar a boca, relaxamento dos músculos da mandíbula, sensação de pressão no implante dentário superior, etc.
- Dor de cabeça e rosto
Embora não haja um local específico para a dor facial, ela geralmente ocorre perto das orelhas, possivelmente nas têmporas ou na frente da cabeça. Porque está associado ao bruxismo e ocorre frequentemente pela manhã.
Esta é a dor causada pela atrofia muscular. No entanto, muitas vezes é confundido com enxaquecas devido à dor pungente.
- Dor no ombro e pescoço
Em alguns casos, a dor irradia para o pescoço e ombros, dependendo da proximidade dos músculos. É menos comum, mas ocorre principalmente em condições relacionadas à tensão e dores de cabeça.
- Dor e zumbido
O problema também pode se manifestar como dor de ouvido, zumbido e pressão atrás do olho. Esse sintoma é menos comum, mas pode ocorrer quando o problema envolve fluido nas articulações ou discos.
- Dor e som de estalo ao abrir a boca
Estes são sintomas típicos que podem ser facilmente associados à DTM. Uma pessoa pode sentir dor ao abrir e fechar a boca, como ao bocejar, ou pode haver uma incompatibilidade entre os arcos superior e inferior.
- Bloqueio da mandíbula
Nesse caso, quando a boca é aberta, a cabeça da mandíbula cai fora de posição e não volta, sendo necessário um dentista ou outro especialista para recolocá-la no lugar.
Podem ocorrer bloqueios temporários que se resolvem sozinhos, ou pode haver casos em que o paciente não consegue abrir a boca.
- Inchaço
Embora incomum, o inchaço é uma característica da doença da ATM. É causada por hipertrofia muscular, e é perceptível quando o músculo masseter (o músculo que cobre a lateral da mandíbula e bochecha) é afetado.
Geralmente, o inchaço ocorre sem motivo e está associado à dor ao mastigar ou abrir a boca.
Caso algum destes sintomas ocorra, você deve procurar um profissional treinado, dentista, ortodontista ou especialista.
Como lidar com o problema?
Uma variedade de tratamentos pode ser aplicada para aliviar os sintomas e controlar a causa. Entre eles, podemos citar fisioterapia, massagem para relaxar os músculos e medidas de controle do estresse.
Desta forma, é possível recomendar:
- Uso de analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios;
- Placa dentária para diminuir os efeitos do bruxismo;
- Técnicas de relaxamento e exercícios físicos;
- Usar aparelhos ortodônticos;
- Em casos raros, a cirurgia oral e maxilofacial.
Como vimos, vários sintomas diretos e indiretos estão associados à dor na ATM. Isso ocorre porque a disfunção pode ser causada por qualquer coisa, desde bruxismo e maus hábitos até traumas e problemas dentários.
Cuidado com a cirurgia desnecessária da articulação temporomandibular
Quando a disfunção da ATM é diagnosticada, recomenda-se a consulta com dois ou mais especialistas. Isso ocorre porque o diagnóstico errado pode levar os pacientes a serem submetidos a cirurgias desnecessárias.
A cirurgia ortognatica é indicada para pessoas que têm DTM sem ser de origem muscular e, vale lembrar que, 80% dos casos de disfunção da ATM são de origem muscular e não necessitam.
Portanto, o mais recomendado é a aplicação de métodos não invasivos como a fisioterapia orofacial.
Quando a cirurgia da ATM é necessária?
A cirurgia maxilar atm é a única solução apenas em caso de tumor ou anquilose (rigidez total ou parcial da articulação).
Em outros casos, a primeira opção é sempre o tratamento conservador, que irá restabelecer o equilíbrio funcional da ATM e dos músculos faciais, melhorando a dor, ruídos, estalos e outros sintomas.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Separado exclusivamente para você