Saiba como o ômega 3 pode ajudar a reduzir o processo inflamatório
Hoje, traremos algumas curiosidades sobre a funcionalidade do ômega 3 no combate ao processo inflamatório e na saúde da pele. Além disso, você saberá se existe algum benefício ou efeito colateral desse auxílio. Confira!
O que é o ômega 3?
Também chamado de óleo de peixe, o ômega 3 é uma suplementação da qual o corpo humano necessita, pois serve para que algumas funções orgânicas sejam realizadas, e auxilia também na saúde da pele. É uma gordura boa, que ajuda na saúde do coração e dos olhos, por exemplo.
Contudo, o corpo humano não é capaz de produzi lo, dessa forma, é necessário buscar alimentos e suplementos que fornecem ômega 3.
Quais benefícios do ômega 3 no processo inflamatório?
Por sua função antiinflamatória, o ômega 3 se tornou um importante fator no combate a processos inflamatórios do organismo. O ômega aumenta os índices de prostaglandinas no sangue, o que provoca reações que combatem inflamações no corpo.
Por conta dessa função, o ômega 3 é muito utilizado no tratamento de algumas doenças, como: a obesidade e a artrite reumatoide, que são consideradas doenças inflamatórias do corpo humano.
Demais benefícios comprovados do ômega 3
Uma das principais utilidades do ômega 3 é seu auxílio ao cérebro humano, mais especificamente na área da memória, pois é capaz de nutrir as membranas cerebrais, tendo a função de protegê-las de possíveis lesões que ocorrem com o passar dos anos.
Outra utilidade é na região cardiovascular, pois o consumo adequado dessa substância ajuda a reduzir a pressão sanguínea e controlar triglicerídeos.
Algumas outras funções benéficas que tem nessa área são: a redução do LDL, o colesterol ruim, a saúde da pele e também é muito bom os olhos, pois contém DHA, que é bem importante para retina.
Benefícios do ômega 3 para adultos
Estudos comprovam que para os adultos, o ômega 3 auxilia muito no controle do colesterol, pois ele reduz a concentração do colesterol ruim (LDL) e aumenta a do bom (HDL).
Outro benefício muito grande que nós temos dele, além da saúde da pele é sua função antiinflamatória. Então, com o consumo constante de ômega 3, é possível evitar problemas como a artrite.
Benefícios do ômega 3 para pessoas obesos ou em sobrepeso
Algo que você já deve saber é que o excesso de gordura no organismo funciona como uma bomba inflamatória constante.
Devido ao fator antiinflamatório do ômega 3, ele consegue reduzir a inflamação causada pelas células adiposas no corpo, o que ajuda bastante pessoas obesas e com sobrepeso. Dessa forma, é possível prevenir doenças graves como a diabetes e problemas cardíacos.
Benefícios do ômega 3 para praticantes de atividades físicas
Uma coisa que muito dos praticantes de atividades físicas não sabem é que alguns estudos comprovaram que o ômega 3 é um grande auxiliador na redução de danos musculares que acontecem após o treino.
Novamente, por conta da ação antiinflamatória, o ômega 3 reduz as dores após atividades físicas, além de atuar como antioxidante, o que reduz o estresse oxidativo das células. Dessa forma, é possível notar uma melhora no desempenho físico em práticas de força e resistência.
Quando e como consumir ômega 3?
O consumo do ômega 3 natural, ou seja, sem ser através de suplementos, pode ser feito através no consumo de peixes, como: sardinha, pescada, corvina, salmão, mas também pode ser encontrado em outros alimentos, como: caranguejo, chia, linhaça, castanhas.
Alguns especialistas indicam que seja consumida de 1 a 2 porções de qualquer um dos peixes citados por semana e que cada porção equivale a um peixe ou filé do mesmo na proporção da sua mão aberta.
Mas, devido à rotina corrida de muitos, a suplementação pode ser uma saída mais viável. Por isso, você pode encontrar o ômega 3 em forma suplementar em lojas online, mas certifique-se de procurar uma confiável, para assegurar seu dinheiro e sua saúde.
Nesse texto, tivemos a possibilidade de trazer grandes curiosidades sobre esse óleo, que faz muito bem à saúde, mas não conhecíamos tanto as suas funções. O ômega 3, além de auxiliar a memória e a saúde da pele, descobrimos que ele é bom para adultos, crianças, idosos, praticantes de educação física e pessoas com sobrepeso.
Por isso, para melhorar sua saúde, busque sempre consumir fontes dessa substância.
Separado exclusivamente para você