O que são máquinas de cartão de crédito

Os meios de pagamento estão se desenvolvendo no Brasil e no mundo. Há muitas formas de finalizar uma compra a partir do pagamento. Hoje, é possível contar com diversos métodos instantâneos, como o Pix ou o famoso cartão de crédito. O que muita gente não sabe é como funciona uma máquina de cartão de crédito.

Como você sabe, essa é uma forma de realizar o pagamento com segurança. Na verdade, essa é a única maneira de realizar os pagamentos com cartão de crédito, mas seu objetivo é ser seguro. É também verdade que hoje quase todas as compras podem ser realizadas com esse método.

Vai a um mercado? Pode usar facilmente o cartão de crédito para comprar algo e até mesmo parcelar? Restaurantes, pedidos internacionais? Quase todos os locais já aceitam o cartão e, com isso, esses estabelecimentos também precisam apresentar as famosas máquinas.

Resumo deste conteúdo, clique abaixo

O que é uma máquina de cartão de crédito

Até na TV é possível encontrar comerciais referentes a essas maquininhas. São itens bem pequenos, mas que oferecem a possibilidade de vender produtos com maior dinâmica. Em suma, todo negócio que deseja oferecer o cartão de crédito como método de pagamento necessita delas.

Para deixar um pouco mais técnico, podemos pensar nela como um dispositivo eletrônico. É uma espécie de Hardware que permite a leitura de dados do cartão de crédito e também débito. Nesse contexto, a presença de um software também é importante para gerar a venda.

Assim sendo, o que essa máquina faz é realizar uma intermediação. Na maior parte dos casos há pequenas taxas referentes ao uso da mesma. Ao final da transação, também são gerados comprovantes para ambas as partes.

E como é o funcionamento dela

Apesar de ser um item tão conhecido, poucos realmente sabem como funciona esse método. Com isso, há consumidores que ficam com medo de utilizar esse método de pagamento. 

Porém, a verdade é que ele é muito seguro e o processo acontece da seguinte maneira:

  • Há uma comunicação com o negócio e o consumidor para que exista o pagamento em cartão;
  • A loja que oferece esse método de pagamento precisa ter a maquininha em mãos;
  • A máquina lê os dados a partir do momento em que tem contato com o chip, sendo possível realizar o processo por aproximação também;
  • Esses dados são enviados para a bandeira do cartão, onde será tudo avaliado para saber se a compra é possível;
  • Por fim, caso a transação seja aceita, terá a compra finalizada e o comprovante gerado.

Tudo acontece quase que de forma instantânea. Esse acaba sendo o melhor método de pagamento porque oferece agilidade e segurança. Por outro lado, manter cuidados na hora da compra ainda é muito importante.

Diferentes tipos de maquininhas

Não existe apenas um tipo de máquina para pagamentos com cartão de crédito e débito. Algumas delas, por exemplo, podem ser conectadas a uma linha telefônica. Dessa forma, conseguem uma conexão estável com taxas menores. Porém, a locomoção é quase nula!

Também é possível contar com as portáteis. Nesse caso, as vantagens são bem diretas. Você consegue lidar com muita facilidade com a locomoção dela, a não ser por conta das oscilações do wi fi em certa região. Mesmo assim, ela é a única opção para negócios que lidam com vendas mais diretas.

Também existem diferentes modelos com relação ao tamanho, por exemplo. 

Como conseguir uma máquina

Hoje os métodos para obter uma não são tão complexos assim. Você pode comprar ou até alugar uma! 

No processo de compra, terá que lidar diretamente com a operadora. Essa operadora deve vender a você e terá total liberdade com ela. No futuro, caso deseje fechar seu negócio, poderá vender ela facilmente.

O caso de aluguel é para aquelas empresas que não possuem um grande fluxo de caixa. Se não quiser investir na compra de uma, pode alugar. Assim é mais fácil porque no final terá apenas que devolver. 

Taxas importantes

Como dito acima, as máquinas de cartão de crédito possuem sistemas baseados no pagamento de taxas. A primeira delas é a mensalidade. Esse caso não acontece com todas, mas no final é importante avaliar se a sua operadora irá solicitar esse pagamento.

Existe também uma taxa referente a aquisição do produto. A vendedora da máquina acaba recebendo por vendas realizadas a partir dos cartões. Assim também há outros juros referentes à antecipação do valor de alguma transação.

Por fim, o empresário também precisa lidar com a tarifa de venda. Essa não tem como fugir, é super importante!

Conclusão

Bem, como visto, há muitas informações referentes à maquininha de cartões de crédito. É importante avaliar todas para saber qual é a melhor para ser adotada em seu negócio. Evitando, assim, juros altos e pagamentos desnecessários.

Hoje há muitos modelos no mercado, leve um tempo para escolher a sua!

Vitor Restaurante

o Portal Vitor Restaurante traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Separado exclusivamente para você