O Golpe da Falsa Ligação

Jefferson Meneses - CEO e Apresentador do CanalJMS no YouTube

Seu telefone toca e você atende normalmente. É um número desconhecido, e do outro lado da linha, uma pessoa se apresenta como funcionária de um banco ou loja da qual você é cliente. Em seguida, essa pessoa informa alguma movimentação estranha que supostamente aconteceu em sua conta e te orienta a realizar uma série de procedimentos ou confirmação de dados. É assim que começam as ligações no golpe da falsa central de atendimento.

Como funciona o golpe da falsa central de atendimento?

Neste golpe, sempre há um interlocutor, um suposto funcionário da central de atendimento, eles te ligam e informam que houve algum problema com a sua conta. E para ganhar a confiança da vítima, os criminosos aproveitam dados vazados na internet. Eles sempre têm em mãos, algumas das suas informações (como nome, data de nascimento ou dados sobre alguma transação que você fez), foi assim que eles te selecionaram para o golpe. Logo no início da ligação, ao confirmarem alguns desses dados, a vítima acredita estar realmente falando com uma atendente do banco ou loja.

Daqui pra frente as abordagens são variadas, uma movimentação estranha na conta, compras suspeitas, atualizações de segurança no aplicativo, tentativas de invasão. Vale qualquer pretexto para que os golpistas extraiam informações de você. Em seguida, já com a vítima acreditando que sua segurança está em risco, o golpista pede que ela faça algumas operações em sua conta – seja pelo app do celular, por algum site ou na agência do banco.

E é aí que acontece o golpe: É o senso de urgência atrelado ao uso de termos técnicos pelo suposto atendente que induz a vítima a fornecer seus dados sensíveis (como a senha do cartão ou do app, por exemplo) você sequer precisa falar pra ele a senha, basta digitar em seu celular, e eles capturam do outro lado da linha.

E dependendo das informações que você passar, alguém pode conseguir criar cadastros em seu nome ou até acessar remotamente o seu computador ou celular. A vítima pode ainda ser induzida a fazer transferências para o suposto banco regularizar a sua conta. O que os golpistas fazem, na realidade, é criar uma verdadeira central de atendimento. E eles utilizam aplicativos que permitem mascarar o real número de telefone pelo qual a ligação é feita.

Dessa forma, caso a vítima tente pesquisar na internet se aquele número é verdadeiro, ela encontrará o contato real da central de atendimento da instituição da qual é cliente. Como se proteger? Se alguém ligar para o seu telefone e pedir que você confirme dados sensíveis (como seu endereço, senhas ou número do cartão), desligue imediatamente a chamada; Desconfie de ligações feitas para te ajudar com alguma atualização no aplicativo ou no seu internet banking, ou mesmo que queiram que você fale as palavras SIM, ACEITO, CONCORDO ou OK! Nunca fale estas palavras em ligações suspeitas, eles certamente estarão gravando!

Atualizações de segurança são automáticas, e as instituições não ligam para os clientes para informar sobre elas; Muita atenção à regra dos 5 minutos. Percebendo que a vítima está desconfiada, os golpistas pedem que ela encerre a ligação e ligue para o número da central de atendimento do seu banco. Só que, na realidade, o que eles fazem é prender ligações de telefone fixo por até 5 minutos depois que a pessoa desligou.

Ou seja: você pensa estar ligando para um novo número, mas na realidade continua na chamada anterior; Em caso de dúvidas, encerre a ligação e busque contato com a central de atendimento da empresa por meio de canais oficiais sempre após 5 ou 10 minutos; Se um suposto funcionário de banco te ligar dizendo que houve algum problema com alguma movimentação sua e que a operação precisa ser feita novamente, nunca transfira dinheiro para uma conta de pessoa física ou para alguém que você não conhece.

OK, mas e se eu já caí no golpe? E agora o que fazer? Se você percebeu que caiu em um golpe, é importante agir rapidamente. Faça contato imediato com a instituição financeira real e explique o ocorrido – depois que um pagamento ou transferência é confirmado, não é possível evitar que o valor chegue à conta de destino!

Denuncie a conta fraudulenta para a instituição financeira! Faça imediatamente um boletim de ocorrência informando sobre o golpe e fornecendo o máximo de detalhes possível.

Redefina imediatamente as suas senhas, especialmente se tiver sofrido uma invasão de conta. Sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores para garantir mais uma camada de segurança para as suas contas e aplicativos; Porém desative o recebimento de SMS, use os apps de autenticação! Peça imediatamente uma nova via do cartão e se a numeração dele tiver sido exposta peça um novo número na segunda via do cartão. Se você desconhece alguma compra online feita com seu cartão, entre em contato com a área de atendimento ao cliente do seu banco para contestar o lançamento.

Nunca atenda ligações de desconhecidos, se atender, desligue no primeiro minuto ao menor sinal de golpe!

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