
Mais de 4 mil juvenis e adolescentes participam de mega-acampamento
Evento ocorre em Jaguariúna, interior de São Paulo, e termina no próximo domingo, 10

Aventura, diversão e companheirismo. A vigésima edição do campori de desbravadores, isto é, um mega-acampamento de juvenis e adolescentes, acontece em um complexo de entretenimento em Jaguariúna, interior de São Paulo, que durante esta semana se tornou uma cidade de barracas. Com mais de quatro mil participantes, o evento teve início no dia 6 de julho e termina no próximo domingo, dia 10. O campori é promovido pelo Ministério de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Foram cerca de duas horas de viagem para a maioria dos participantes chegarem ao evento. Eles são das regiões leste e norte da capital paulista, têm entre 10 e 16 anos, e estão acompanhados de seus líderes. Além de se reunirem no espaço de eventos para cantar louvores e ouvir mensagens bíblicas, os desbravadores, como são chamados os participantes, realizam atividades recreativas, esportivas e bíblicas, de competição saudável, ao longo do dia.
De acordo com o idealizador do evento, César Nascimento, o campori é um grande acampamento que celebra as conquistas dos desbravadores ao longo do ano. “Estamos muito felizes porque após dois anos de pandemia e isolamento social, finalmente foi possível reunir nossos desbravadores aqui. Nosso objetivo é que eles saiam desse campori mais unidos e principalmente mais fortes espiritualmente”, diz. Nascimento complementa que foram longos meses de preparação para realizar o mega-acampamento. “É gratificante ver no rosto de cada menino e menina a alegria em participar de algo tão diferente e cheio de aventura. São experiências que eles vão levar na memória para o resto de suas vidas”.

Segundo o líder de desbravadores Paulo Vitor Morais, de 31 anos, o evento já está deixando marcas. “Estou gostando muito! O campori é um conjunto de momentos que tenho para me conectar com Deus e ouvir belas mensagens bíblicas, além de possibilitar o encontro e a interação com meus amigos”, conta.
O que é um campori?
Uma das atividades favoritas dos desbravadores é acampar. Trata-se de uma oportunidade que possibilita contato e aventuras em meio à natureza, estar entre amigos e colocar em prática muitas lições aprendidas ao longo do ano, nas reuniões semanais que acontecem nas igrejas adventistas. Os camporis são grandes acampamentos que reúnem vários Clubes de Desbravadores. Além da programação que ocorre no palco pela manhã e à noite, juvenis e adolescentes participam de uma espécie de gincana saudável, que promove a união de cada clube.
O que é o Clube de Desbravadores?
Mantido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Clube de Desbravadores é um programa destinado a juvenis e adolescentes com idade entre 10 e 15 anos de diferentes classes sociais, cor ou religião. Eles se reúnem, geralmente, uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
Separado exclusivamente para você