Como ter sucesso e construir um legado nas empresas

Como ter sucesso e construir um legado nas empresas

Especialista fala sobre o desafio de fazer diferença no mundo corporativo

O legado de um profissional é a soma de alguns sucessos e muitas lições, experiências e transformações que ele deixou nas empresas pelas quais pessoas e com as equipes com as quais trabalhou. Para construir um legado de sucesso é preciso, antes de qualquer coisa, saber qual é seu propósito, suas metas e seus objetivos para, num segundo momento, escolher quem são as pessoas chaves para estarem ao seu lado nessa jornada. Para Caio Infante, vice-presidente regional (LATAM) da Radancy e um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, o processo está ligado ao sucesso e à missão de deixar marcas profundas nas pessoas que nos acompanham, seja na vida profissional como na vida pessoal. “Construir um legado deve ser um projeto de vida. Nesse caso, fazer bem é melhor que fazer muito. Seu legado diz respeito a exemplos, conhecimentos e obras deixadas por você e continuadas por outros. Grandes lideres deixaram seus legados por terem atitudes condizentes com a autoridade que possuem”, explica.

 Para ele, não existe nada que cresça em pouco tempo – nem quando o assunto são as famosas start-ups. O sucesso leva tempo e é construído em etapas, assim como o legado das empresas e, também, das pessoas. “Talvez a falta de paciência seja, hoje, a grande responsável por não  existirem mais tantos legado – é preciso ter resiliência. Pare e pense: quanto tempo se leva para construir uma marca e criar sua reputação, seu nome no mercado? O processo deve ser construído com muita tolerância, ambição e paciência, qualidades que estão se tornando cada vez mais raras nos profissionais de hoje”, aposta Caio.

Diante de uma geração cada vez mais imediatista, as empresas lidam com profissionais que querem tudo para agora e que apenas se preocupam em cumprir seu trabalho e reclamar. Segundo Caio, existe pouco envolvimento e quase nenhuma preocupação em criar e inovar por parte da grande maioria dos profissionais que saem da faculdade e chegam ao mercado de trabalho a cada ano. “Os jovens recém-formados chegam nas empresas se preocupando somente com o agora, o que compromete o tal do legado sobre o qual estamos falando. As pessoas não param mais para pensar e construir um projeto de vida. Elas não pensam mais sobre qual é seu propósito em relação à humanidade, à sociedade, à carreira... Muitas empresas morrem por não terem à sua frente lideres preocupados com isso”, diz Caio.

O especialista usa sua trajetória como exemplo – ele mesmo afirma ter demorado 15 anos para entender sua missão de carreira e encontrar seu caminho no mercado de marca empregadora, tema totalmente relacionado à construção de legado dos profissionais nas empresas por onde passam. “O Employer Branding, é todo o processo de gestão de uma marca empregadora; é o processo de criação de um lugar diferenciado de trabalho, a promoção para atração de novos talentos. Quando falamos sobre marca empregadora, devemos pensar do começo ao fim do ciclo de vida do funcionário, ou seja, a estratégia de marca não deve ser usada só para atrair talentos mas, principalmente, para retê-los. O Employer Branding cria caminhos e possibilidades para dar visibilidade à marca empregadora dentro e fora da empresa, com transparência e verdade, tudo a ver com o legado de um profissional e seu propósito de carreira”.

Segundo Caio, é possível dar algumas dicas para quem quer ficar atento à essa construção:

Olhe para o futuro

Não existe fórmula mágica – para construir uma carreira de sucesso é preciso planejar. E isso incluir pensar no futuro e construir metas para os próximos meses e até para os próximos anos. Isso é mais que saber onde se quer chegar, mas também como e com quem ao seu lado.

Comemore cada conquista

Quem deixa marcas positivas em sua trajetória comemora cada passo e cada conquista, por menor que ela seja. Não espere ter um alto cargo ou muito dinheiro na conta para ser feliz – o legado é construído por meio de degraus e é preciso subir um deles de cada vez.

Evite a solidão

Muito se fala sobre a solidão do poder e é preciso estar atento para não cair nessa armadilha. Pessoas são fundamentais em todas as etapas da vida profissional.

Fuja da rotina e faça algo diferente todos os dias

Questione a rotina do seu dia a dia e veja o que está faltando e mude. Não entre no modo automático de trabalhar e ir para casa todos os dias – construa novos hábitos, tenha novas atitudes e se posicione de modo diferente. Seja menos robô e mais humano.

Use e abuse do autoconhecimento

Olhe para dentro de si mesmo e reconheça suas qualidades e suas fraquezas para se tornar alguém cada vez melhor, pessoal e profissionalmente. O único meio de termos um mundo melhor é fazendo com que nossa vida e nosso legado valham a pena.

Sobre Caio Infante

Caio Infante é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e possui MBA em Gestão Internacional pela University of Technology, em Sidney, na Austrália. Com carreira profissional desenvolvida na área de Negócios em agências de propaganda do País e do exterior, atuou, também, no site Trabalhando.com como diretor Comercial e de Marketing, chegando a Country Manager da operação. Desde o início de 2017, Caio está na Radancy, onde seu conhecimento sobre marca empregadora cresceu exponencialmente. Hoje, ocupa o cargo de vice-presidente regional da agência, mantendo contato com alguns dos maiores nomes mundiais do tema.

Caio Infante

Caio Infante também é um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, a maior comunidade sobre marcas empregadoras, com mais de 40 mil seguidores nas redes sociais.

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